Alguns bikers que buscam informações sobre cross-crountry, como peças ou bikes, provas que vão ser realizadas, muitas vezes encontram siglas que acabam confundindo e atrapalhando a busca pelo conheçimento. Vou explicar aqui de maneira simples as três principais siglas do cross-crountry:
XC - é uma modalidade em que as competiçoes consistem em provas mais curtas mas de rítmo forte. São realizadas em circuitos de 4 ou 6km de extensão e geralmente tem a duração de uma hora de prova.
XCO - é o formato olímpico do cross-crountry. São provas entre 1:30 / 1:45 e não deve exceder a 9km a volta do circuito.
XCM - é a modalidade maratona do cross-crountry. São provas com uma maior extensão, com média de duração de três horas e percurso de até 60km. São provas em que a resistência é fator decisivo para a vitória. Uma particularidade dessa categoria que diferentemente das modalidades mais classicas como XCO, nela o uso de bike full-suspesion é bem mais aceita pois é preciso ter um boa dose de conforto para encarar 60km de pedal. As bikes de XC tem como foco a leveza e desempenho, tirando assim uma boa dose de conforto da bike.
Essas são as principais modalidades do cross-crountry. Hoje como as coisas são bem dinâmicas a todo momento surgem novas variações de provas e de classificação.
É possível encontrar nas lojas especializadas bikes com os dois perfis, mas eu aconselho, se você vai comprar uma bike para curtir um pedal com os amigos no final de semana, de prefência para as bikes XCM full-suspension, depois do km 40 você vai se sentir feliz pela escolha.
Abraços e "good ride"