domingo, 11 de abril de 2010

Garfo rigido de carbono no MTB: Vale a Pena?


Atualmente não é raro encontrarmos bikers profissionais competindo em provas com bikes equipadas com garfos de carbono. No começo podemos estranhar mas buscando informações podemos entender as particularidades deste equipamento e algumas vantagens que ele ofereçe para aqueles que abrem mão de conforto para ter uma bike mais "esperta" nas provas e com isso colocar alguns segundos de vantagens em seus adversários.
O garfo de carbono para os "caçadores de gramas" ofereçe a opção de você ter uma bike mais forte nas subidas e mais equlibrada para ritmos de cadência de alto giro em retas. Ele absorve pequenos impactos mas não faz milagres no que diz respeito a erosões, valas, raízes, etc...
Eu pessoalmente não trocaria minha suspa ar e óleo com trava ( o que permite ter o comportamento de uma bike rígida ) que me ofereçe um conforto muito favorável nas descidas e em singles tracks com raízes e cascalho. É sempre importante lembrar que os prossionais do ciclismo, aqueles que competem em níveis de alto desempenho, precisam conquistar resultados e com isso é necessário muitas vezes buscar soluções que no dia a dia de bikers amadores não é tem o mesmo conceito de eficiência.
Outra questão é o preço da peça. Alguns garfos de carbono que tem um bom acabamento e um material aplicado de primeira qualidade, muitas vezes tem um preço compatível com boas suspensões que temos no mercado como as Pro Shock pro exemplo.
É sempre importante lembrar que cada biker tem um gosto e estilo diferente de pilotar, por isso é necessário que sempre aproveitemos o surgimentos de novas tendências para aprimorarmos nosso conheçimento sobre o esporte e as inúmeras opções de configuração que podemos ter em nossas amadas bikes.

Abraços e "good ride"

Um comentário:

Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.