terça-feira, 28 de julho de 2015

HeadTube Angle ..ou.. Angulo da Caixa de Direção.

Como o Angulo da Caixa de Direção pode influenciar na sua pilotagem, independente de qual modalidade do MTB você for seguidor?
Bom a geometria das bikes nos últimos anos tem evoluído a passos largos, graças principalmente em função da tecnologia empregada no desenho e engenharia de quadros. Softwares extremamente sofisticados, permitem aos engenheiros simularem o comportamento das bikes antes mesmo de ser construído um protótipo. Mais recentemente com o advento da impressora 3D esse processo ficou ainda mais preciso.
Nas bikes de AM e Enduro, podemos dizer que os ângulos das caixas de direção mais empregados no mercado vão de 65 a 67, dependendo da marca e curso empregado na geometria da bike.
Mas você sabe o que realmente o ângulo da caixa de direção afeta seu pedal?
Aqui vou fazer um breve explicação do que você pode prever sobre o comportamento de uma bike tendo essa informação em mãos, seja para a compra de uma nova bike ou simplesmente ajuste de geometria de sua bike, tecnologia empregada na grande maioria das bike destinadas para AM e Enduro que permite ajustes na própria bike com esse fim, como por exemplo a SCOTT que usa um sistema de ajuste de altura do movimento central que altera essa medida em 7mm e consequentemente em 0,5º o angulo da caixa de direção.
Bike com o ângulos mais alto como 68,5º por exemplo, a bike tende a ser mais arisca, mas propensa a respostas rápidas em curvas e responder de forma mais rápida a aceleração empregada pelo biker, isso porque com esse angulo a distancia entre eixos é menor. Esse angulo geralmente é empregado em bikes para trail, sendo que para bikes de cross crountry race podemos encontrar ângulos de 69º ( lembrando que a pequenas alterações conforme a marca ).
No mundo das Enduros temos angulos mais agudos, pois para estas bikes a estabilidade é importante devido aos obstáculos presente nas trilhas como pedras e raízes. 66,5º ou 66,8º fornecem uma distância entre eixos maior, o que permite maior distribuição dos impactos recebidos, tornando a pilotagem mais fluída e segura.
Quanto menor a angulo da caixa de direção, mais agressiva a bike se torna nas trilhas porque ela distribui melhor o impacto, dando margem ao piloto para soltar mais os freios e tirar mais alguns segundos do seu tempo de descida. Bikes de DownHill apresentam ângulos de 62º ou 63º, justamente porque seu objetivo é ter a maior estabilidade possível.
Então lembre-se, ao comprar uma bike ou alterar a geometria de sua bike ( caso ela tenha essa opção ), é esse o princípio aplicado.

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