segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ajuste de Retorno ( rebound system )... suspensões hidráulicas.




Muitas suspensões no mercado possuem o chamado ajuste de retorno. Esse ajuste tem como principal função controlar a velocidade com que o equipamento volta ao seu curso de inércia ( quando esta totalmente parado ). Algumas pessoas tem dificuldade em entender essa ferramenta e consequentemente não conseguem encontrar o ajuste adequado para seu estilo de pedal. A principal dica é que você deve testar vários ajustes pois dificilmente teremos um mesmo ajuste para vários tipos de percurso. O ajuste de rertorno é um dos principais elementos que definem o conforte de sua bike. Se você tiver um ajuste muito rápido poderá sentir uma instabilidade maior na pilotagem visto que toda ação e reação é transmitida para os braços do biker. No cross-crountry, por exemplo, podemos usar um ajuste um pouco mais lento já que os obstáculos são de dificuldade baixa-média permitindo assim o biker ter um movimento mais suave no guidão conservando os braços e ombros e facilitando um aproveitamento maior de todo o preparo físico do biker. Já no downhill podemos ter variações um pouco maior. Pistas com muitos saltos exigem um ajuste com menos lentidão pois ao sair do chão a bike não pode dar um tranco ( pois a bike esta no ar e isso desestabiliza a bike durante o "voo" ) porém não pode estar lenta demais pois como o momento de saltar e voltar ao piso é muito rápido a bike tem que estar com todo seu curso preparado para o pouso e possíveis obstaculos que possam existir na recepção. Em pistas de DH onde a velicidade é o fator mais importante podemos usar um ajuste mais lento para tornar curvar e sequências de retas mais estáveis. Esse ajuste também varia de acordo com o peso do biker e do centro de gravidade da bike ( gemotria de chassi da bike ). Uma outra dica importante é que os bikers que possuem bikes full-suspesion devem ficar atentos pois a velocidade de retorno da suspensão dianteira e da suspensão traseira devem ser iguais. A frente mais rápida do que a traseira vai fazer a bike "quicar" a frente de forma muito acentuada, se a traseira estiver mais rápida do que a dianteira em descidas com pequenos drops ou até mesmo raizes a bike tendenrá a te lançar para a frente. Essas são algumas dicas importantes que compartilho com vocês no desejo de tornar o seu pedal mais confortável e seguro. Consulte também o manual de fabricação de seu equipamento pois nele você encontrará detalhes mais específicos do seu modelo e marca de suspensão.
Abraços e "good ride"

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