quarta-feira, 3 de março de 2010

Full x Hardtail

Aproveitando um assunto que surgiu em um tópico de discussão por e-mail posto aqui minha opinião sobre o tema FULL x HARDTAIL.

A bike full é uma tendência que a cada dia que passa se torna cada vez mais presente no MTB principalmente no mundial. Hoje temos bikes full no mercado ( cerca de 100mm na traseira ) que pesam cerca de 10kg ( Scott Spark por exemplo ). Eu pessoalmente acho que a bike full tem ínumeras vantagens sobre a bike hard, vou citar algumas:


1 - uma bike full com trava e geometria cross crountry sobe tão forte quanto uma rabo duro e desce bem melhor diminiundo o tempo...já que até hoje é comum ver biker profissional soltar a perna morro acima e grudar nos freios morro abaixo porque a bike não responde legal e porque o cross-crountry na cabeça de muitos ( e esse é um dos grandes problemas de atletas brasileiros no mundial ) ta muito ligado a preparo físico e pouca técnica o que é errado pois as pistas do mundial e olímpiadas são muito técnicas e quem não tem técnica passa mal.

2 - Hoje temos bikes "full" que não possuem linkagem, e sim uma sistema de torção que é fixo, geralmente feito em carbono que da ao biker 30mm de curso pra aliviar as irregularidades do terreno, naõ é a minha praia mas elas estão ai.

3 - Maior liberdade em escolher sua opção de pedal e bem menos sofrimento dependendo do pedal... quem tem full faz cross-crountry...faz enduro..passa em rock garden, pula sem grandes dificuldades..desce confortável e principalmente... com mais segurança já que as boas full fazem boa parte do serviço sozinhas...

4 - Quem tem que se preocupar se a bike ta pesando 10,534kg ou 10,524kg é o Julien Absalon que disputa o ouro nas Olímpiadas, nos bikers de recreação temos que nos preocupar em pedalar o melhor possível dentro de nossas possibilidades e aumentar nosso prazer e aproveitar o esporte.
 
Abraços e "good ride"

Um comentário:

  1. Fala aê,
    meu nome é Gabriel, vc não me conhece, mas eu passo sempre por aqui, gosto muito dos seus posts. Dei uma atenção especial ao post Full x Hard, e vc realmente tem razão sobre as vantagens das Full, mas elas ainda tem uma desvantagem considerável... o preço $$$$$! As genéricas não valem a pena e as de boas marcas são ainda muito caras... mas estive pesquisando e encontrei uma opção interessate, a Iron Horse MKIII Sport, ela vai um pouco além de uma Full para XC, mas tb não chega a ser uma All montain Extreme, mas me parece um bom custo x benefício. Achei por $1100,00 (dólares)já com desconto!. Porém não consigo encontrar muita informação sobre esta bike. Será q vc pode me ajudar? Ou talvez hajam outras opções nesta faixa de preço... (estourando $1100,00 + frete)
    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog, tem sempre ótimas dicas e posts.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.