terça-feira, 17 de agosto de 2010

Marzocchi XC 600 ATA 2

Após um ano de uso da minha Marzocchi 600 ATA 2 ela como a grande maioria das suspensões fabricadas em 2008 ( linha de produção de Taiwan ) deu problema.
O primeiro problema foi no cartucho do TST 2. Por um motivo que ainda desconheço a pressão interna do cartucho ficou acima da medida e com isso o pisto de retorno não funcionava corretamente fazendo com que a "suspa" não trabalhasse com o curso total. A suspa só abaixava até a metade do curso. Após um breve momento de desespero, entrei em contato com a distribuidora da Marzocchi no Brasil e tive a supresa do orçamento para reparar a suspa: R$750,00 ( fora o sedex..minha mãe do céu ). Depois desse susto decidi criar coragem e "fussar" na suspa para ver o que eu podia fazer para acertar. Depois de comprar um jogo de chave de catraca, óleo, chave de boca 27mm, demonstei o tst 2 e verifiquei que realmente ele estava "travado" e trabalhando pela metade. Abri o cartucho fiz a troca do óleo e montei novamente a "suspa" sem dar qualquer manutenção no ATA que ao meu modo de ver estava ok. Depois de uma pedal mais puxado no Morro do Moreno percebi que a suspa estava ficando baixa, ou seja, ela estava baixando e não voltando " pra cima" de forma correta. Cheguei em casa e verifiquei que dessa vez o problema não estava com o TST 2 e sim com o ATA. A solução foi desmontar o cartucho. Quando fiz isso verifiquei que o cartucho funciona como um pistão a ar, não há molas. Dentro do pistão fez uma espécie de vácuo e o pistão não voltava ao estado de inércia, ou seja com os 140mm. Chegou ao ponto de eu baixar a suspa e ela colar no limite de curso e não voltar mais. Desmontei e verifiquei que dentro do pistão havia uma "sujeira" estranha. Havia uma "papa" que estava presa no pistão. Limpei tudo, montei calibrei com 110 psi. Amanhã vou colocar a danada no "dh" para ver se o comportamento vai ficar normal. Os pequenos testes realizados aqui na rua apresentaram um funcionamento normal. Novidades sobre a manutenção "caseira" nos próximos posts.
A base de tudo é que se torna inaceitável uma empresa com a reputação e renome da Marzocchi tenha permitido que algo tão sério como esse tenha afetado de forma tão brusca milhares de consumidores e fãs em todo o mundo. Vai levar tempo até a Marzocchi reveter isso.


Abraços e "good ride"

Um comentário:

  1. è verdade tenho uma suspa igual e exactamente os mesmo problemas, com a agravante de em Portugal não haver nenhum representante oficial.
    Gostaria de manter esta suspensão mas infelizmente, estou a um passo de nunca mais na vida querer ouvir falar em marzocchi.
    Alguem tem o manual tecnico da xc 600 ata 2 ou mais informação para me aventurar a realizar eu mesmo a devida manutenção?

    se o tuverem enviem por favor para o meu mail

    vpaulu@gmail.com

    Obrigado a todos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.