terça-feira, 23 de junho de 2015

Guru Bike Fit System

Muito ainda temos que aprender sobre as opções de Bike Fit disponíveis no Brasil. Para quem não sabe bike fit é um estudo de medidas ergonômicas do ciclista que visa ajustar as medidas da bicicleta de acordo com a anatomia individual de cada um, melhorando sua performance, para os profissionais, ou simplesmente dando ao ciclista o maior conforto possível sobre a bike, evitando também pequenas lesões por má posição. Para a realização desse estudo é preciso que o profissional tenha treinamento adequado, conheça minimamente a fisiologia/biomecânica humana para que os resultados a favor do ciclista possam ser maximizados.
Muita coisa tem se desenvolvido nos últimos anos afim de auxiliar os profissionais desta área, inclusive softwares, que permitem criar uma mapeamento detalhado de cada atleta e assim chegar a um "fit" exclusivo para o mesmo. Hoje é possível encontrar até mesmo aplicativos para smartphones que ajudam, de forma generalizada, é preciso enfatizar, o atleta amador a encontrar sua posição em cima da bike. Eu digo de forma generalizada pois quando o profissional realiza o bike fit ele deve além das medidas ergonômicas do atleta, verificar possíveis limitações de movimento devido alguma lesão anterior e o tipo de trabalho que o atleta realizará em cima da bike. O bike fit de um piloto para o XCO não é necessariamente o mesmo que ele usará no XCM por exemplo.
A GURU FIT SYSTEMS levou isso a um nível altamente profissional, desenvolvendo uma plataforma dinâmica de mapeamento do atleta, permitindo um ajuste perfeito da bicicleta. O sistema consta de um nível de detalhamento muito grande, aumentando o nível de precisão de forma significativa. Basicamente são três passos, primeiro o escaneamento do atleta por um sistema de camera aonde são feitas marcações fundamentais e assim o sistema tem as medidas gerais do atleta. Segundo passo é o ajuste e teste na plataforma dinâmica ( como se fosse um simulador de bicicleta ) que permite o atleta verificar sua posição tanto em subidas ou descidas, pois a plataforma inclina para trás e para frente de forma automática para simular essas situações, sendo nesse momento também monitorado no software a atual configuração usada.Ai que esta o grande diferencial ,o milagre da tecnologia, a "bicicleta" através de sistemas hidráulicos ajusta de forma automática o fit das medidas, tendo como parâmetro de correção o "scan" que é feito enquanto o ciclista pedala através de uma câmera de alta definição e são capitados também potencia de pedalada em cada uma das posições verificando assim em qual posição o atleta emprega mais potência no pedal. Após finalizada as medidas e chegado ao posicionamento ideal o software pode até mesmo indicar um modelo mais adequado para seu corpo com base em mais de 1000 modelos registrados no banco de dados do sistema.
Vale a pena conferir...

http://www.gurucycling.com/wp-content/themes/bones/library/video/GuruFinal.mp4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.