terça-feira, 23 de junho de 2015

Rodas para MTB

Comprar um montada de fábrica ou comprar as peças separadas?
Essa é uma questão que passa pela cabeça de muitos bikers, e inclusive já passou pela minha inúmeras vezes quando desejava fazer upgrade de rodas em minhas bikes.
Sempre achei melhor comprar as peça separadas pois além de ficar mais acessível você pode escolher peças de sua preferência e montar rodas totalmente enquadradas em seu gosto pessoal, com raios de medida específica, aquele cubo anodizado para dar o incremento no visual na bike e etc.
Após alguns anos posso aqui repassar minha opinião para vocês que acompanham a página do MTB-ES no face. Sem dúvida nenhuma para mim as rodas montadas são mais vantajosas, vou explicar o porquê.
Quando você decide montar suas próprias rodas, é preciso que você ou seu mecânico tenha uma prática muito boa, muito boa mesmo, em enraiar e dar a pressão correta nos raios além de possuir um tensionar de raios, que mede a tensão dos raio e permite ao profissional dar o ajuste mais preciso, e digo logo de cara, poucos tem isso na oficina. A grande maioria das vezes as rodas são montadas com foco no alinhamento, porém não há uma especificação da pressão ideal em cada raio para que o sistema tenha a rigidez adequada ( peso e tipo de pedal ao qual a peça sera submetida ) e assim ter a maior durabilidade possível.
Já as rodas de fábrica tem a pressão dos raios padronizado, ou seja, todos os raios são montados com a mesma pressão, e isso faz com que o sistema esteja perfeitamente rígido e tenha seu alinhamento mantido por muito mais tempo.
Já tive duas rodas montadas, uma montada por mecânico e outra enraiada e montada por mim mesmo. Em ambas as rodas de tempos em tempos era preciso que colocasse no gabarito e desse manutenção, por os raios perdiam tensão pois estavam frouxos ou quebravam pois o aperto foi alto demais. Porém as duas rodas de fábrica que tive, nunca precisei fazer qualquer manutenção. A primeira, uma roda DT SWISS X1600 que usei no All Mountain, muita pedra, muito pulo, muita vala, estão lá alinhadíssimas e perfeitas. O segundo par é uma roda montada de fábrica, com cubos deore, raios dt swiss e aros Syncross. Essa roda veio em uma bike destinada para XC/Trail e logo de cara disse pra mim mesmo que elas não suportariam pois eu estava acostumado a exigir bem de rodas destinadas para All Mountain, belo e grato engano, após 9 meses de uso elas continuam alinhadas e perfeitas, sem necessidade de qualquer manutenção.
Como qualquer tema, você vai encontrar pessoas a favor e contra essa minha teoria, fica aqui a minha percepção.
Abaixo assista o vídeo e confira como uma roda é montada na fábrica a entenda você mesmo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.