Hoje o mercado mundial de peças e equipamentos de MTB ofereçe aos bikers os mais variados tipos de peças com as mais variadas configurações. Hoje temos bikes e componentes "ALL MOUNTAIN", temos as bikes de XC clássico ( com 80mm de curso ), temos as bikes de XC mais agressivo ( bikes com 100mm de curso e freios a disco e geometria de quadro mais slooping ), temos as bikes de "DOWNHILL" ( com 150mm ou mais de curso tanto na traseira quanto na dianteira ) temos as bikes de "DIRT" , bike específicas para "SLALOM" e por ai vai.
É muito importante você definir qual o seu estilo de pedal e configurar sua bike com peças que sejam de um mesmo universo. Exemplo: tem muita gente que compra quadro de XC e coloca suspa de 130mm na dianteira, tendo problemas com instabilidade da bike em situações de rock garden ou uma descida em single mais técnica. Isso pelo fato de que a maioria dos quadros de XC vem projetado para ter uma angulação da caixa de direção ( com suspas de 80 ou 100mm ) e consequantemente um determinado centro de gravidade. Quando você coloca uma suspa com curso acima do "limite" projetado para o quadro a bike tende a ter um desequilibrio no centro de gravidade, isso porque a frente da bike fica mais alta, com a caixa de direção com uma inclinção mais baixa. Situações de subidas técnicas podem ficar difíçeis pelo excesso de peso na traseira, sendo que nas descidas esse desequilibrio pode se manifestar como uma bike que "quica" demais nos rock gardens ou em "drops" mais curtos.
Diante disso lembre-se que é preciso definir corretamente o seu pedal e configurar sua bike para as situações de forma que você tenha o máximo de estabilidade e segurança.
Outra coisa importantíssima são os equipamento de segurança. Não se atreva a fazer DH com capacete e equipamentos de XC. Você pode ter uma supresa desagradável.
Abraços a todos e "good ride"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.