segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ajuste de SAG para suspensões..


Seguindo a dica de nosso amigo biker de Brasília - DF Marcelo ( ou Magal se preferir ) estamos postando um artigo sobre como fazer um ajuste adequado do SAG ( sigla em inglês para deslocamento estático ) que é o deslocamento que ocorre na suspensão só com o peso do biker.
Essa avaliação deve ser feita com o biker em cima da bike mas com ela completamente parada.
O primeiro passo é o biker fazer a análise do estilo de pedal que ele prática ( xc clássico, freeride, dh e por ai vai ), o segundo é ter informações sobre o tipo de terreno aonde vai rolar o pedal ( para aqueles que querem tirar o máximo de desempenho de seu sistema de suspensão vale lembrar que para estradão usamos um tipo de calibragem, para trilhas fechadas com bastante pedra temos outra calibragem ).

Existem alguns dados já prontos do referidos SAG para cada umas das modalidades do MTB:

XC / Maratonas / Passeios em estradões / Uso pouco agressivo: SAG de 15 %

Enduro / All Mountain / Trilhos muito irregulares c/ pedras, etc: SAG de 25 %

Para modalidades extremas como o DH o SAG recomendado é de 30% / 35%

Exemplo: se você tem um garfo com suspensão de 100mm de curso, a distância que esse garfo desce somente com o peso do biker não deve ser maior do que 25mm, se o garfo não sofrer qualquer alteração com o biker em cima, deve-se retirar um pouco de ar da suspensão pois ela está muito cheia e não vai transmitir o conforto necessário ao biker. Use uma cinta plástica com trava ( daquelas usadas para prender conduítes nas bikes ) em torno da bengala de amorteçimento para que você possa fazer as medidas com mais exatidão.

Tomando esse exemplo como ponto de análise e levando-se em consideração o terreno use um SAG de 25% ( máximo ) se você tiver um terreno mais acidentado ou 15% se você tiver um terreno mais liso. Assim você poderá ter boas opções de cadência e sprint sem perder energia na pedalada devido a suspensão muito vazia.

Com essas informações você terá uma bike mais confortável e tecnicamente falando mais adequada para as respostas que o terreno vai exigir.
Abraços e "good ride"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.