Muitas vezes tive meu pedal prejudicado por usar uma calibragem inapropriada nos pneus. Pneus muito cheios deixam a bike desconfortável, dura e instável pois a bike sofre muito com pequenos impactos e não nos passa conforto. Já pneus muito vazios podem causar acidentes em descidas e furos constantes nas camaras de ar. Na lateral de quase todos os pneus ( observe que eu disse quase todos ) vem uma indicação de qual o mínimo e máximo da calibragem para uso no pneu. O biker também deve levar em conta o terreno por onde ele vai passar. Terreno mais batido com poucos buracos permite um pneu mais duro que permite desenvolver mais velicidade pois o pneu tem uma menor área de contato com o solo e assim a resitência a rolagem é menor. Já em terrenos que apresentam cascalhos soltos, e outras irregularidades é adequado o uso de um calibragem levemente mais baixa assim o pneu servirá como um pré-amortecedor deixando a pilotagem mais macia e estável. Já os pilotos de DH que sempre tem um uso extremo de seus pneus e aros, necessitam para essa modalidade um pneu com a calibragem mais alta pois as pancadas, principalmente na roda traseira, que concentra a maior parte do peso do biker pode sofrer danos no aro caso o pneu não proteja essa peça.
No ultimo final de semana, tive a clara sensação que estava com o pneu dianteiro com a calibragem errada visto que a frente da bike "pulava" com qualquer predisco e tornou em muitos pontos a pilotagem difícil e desconfortável. Esvaziei um pouco e no pedal de domingo a bike se comportou de maneira muito mais estável e eficaz.
Espero ter ajudado.
Abraços e "good ride"
Beleza de post, Rodrigão! Tenho lido bastante a respeito disso, valeu pelas dicas. As publicações gringas sempre falam dos prós de se rodar com calibragem mais baixa, tipo 25psi, mas fui fazer isso na minha bike e ficou horrível. A explicação: essa calibragem é ideal pra se rodar com tubeless, rodando com câmara o pneu dobra fácil demais. Tô decidido a usar NoTubes no meu próximo jogo de pneus, uns Schwalbe Nobby Nic 2.4... depois faço um relato pra colaborar! abraço!
ResponderExcluir