Hoje surgiu um assunto no face e olhando algumas postagem decidir escrever algo sobre o assunto já que sou usuário de uma catraca ONE UP 42T a mais ou menos uns 6 meses. Vou tentar aqui reportar as minhas impressões, vantagens e desvantagens.
Primeiramente eu tinha a ideia de colocar um grupo de 1x11 velocidades em minha bike, com coroa de 30 ou 32 dentes pois meu pedal não é racing e sim um All Mountain mais descontraído. Comecei as pesquisas e dois fatores foram decisivos para que eu desistisse dos grupos 1x11. O primeiro era o custo, o gasto mínimo que eu teria seria algo em torno de R$3800,00 e o segundo fator foi a questão da manutenção desse grupo, como troca de corrente ou substituição de um cambio traseiro caso eu "esqueça" ele em algum rock Garden por ai.
Diante da minha limitação financeira procurei na net e encontrei a ONE UP, que na época era a única empresa a oferecer a catraca de 42t avulsa para venda. Decidi comprar e assim que chegou em minha casa já montei. Logo de cara percebi que a roldana superior do cambio Shimano XT batia na catraca de 42t, pesquisando na net vi que tem que ajustar a mola, aumentando o ajuste vertical do cambio. Essa mola é ajustada por um parafuso que fica perto ali de onde o cambio é preso na gancheira. Aumentando a distância entre a roldana superior e a catraca. Pronto problema resolvido.
Como havia comprado apenas a catraca de 42t, ainda estou usando o pedivela que veio em minha bike, com 2 coroas, como 38 e 24 dentes. A catraca de 42t com a coroa de 24t fica muito leve, ruim de andar e manter a bike no trilha na maioria das sunidas, só vale a pena em subidas muito ingrimes. Nesses casos é um alívio para as pernas e para a alma ( rs ).
Uma outra observação importante é que a corrente trabalha um pouco mais esticada, por isso é preciso compensar a corrente. Eu não fiz isso, pois não achei que o desgaste das polias de cambio seja tão acentuado assim. Na próxima troca de corrente vou colocar ela com um elo a mais.
Uma outra coisa que fiz foi colocar as roldanas de aluminium da KCNC. Elas desgastam menos e acumulam menos sujeira no cage.
No que diz aos pedais, sem problema, funcionamento normal e muitos momentos em que valeu a pena cada centavo gasto. O próximo up será o pedivela de 1 coroa que esta entre o xx1 ou x1com 32t, vamos ver como as finanças vão estar, pois ambas as peças custam mais de R$1000,00 minimamente.
Rodrigo Castanheira
não deixe de acessar a minha página de peças usadas para venda, a Bike Shop Usados:
http://bikeshopusados.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o Blog. Obrigado.