segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tubeless ou Câmara de Ar? O que escolher?

Muita vezes já me perguntei se valeria a pena usar o Tubeless na minha bike ou continuar com a tradicional câmara de ar e até hoje essa dúvida continua pairando sobre minha cabeça.
Primeiramente vou tentar explicar da forma mais simples possível o que é o sistema Tubeless para aqueles que possam não saber do que se trata. Tubeless ( palavra de orgiem inglesa ) é o nome dado ao tipo de montagem do pneu da bicicleta em que não há o uso de câmara de ar para inflar o pneu. Para que esse sistema possa ser usado é preciso que o biker tenha em mãos alguns equipamentos que são próprios para essa finalidade.


  • Primeiro os pneus que serão usados devem ser próprios para isso. E como identificar um pneu que pode ser montado como Tubeless? Procure pneus que tenha a função Tubeless ou UST informados na faixa lateral do pneu, na descrição do anúncio, ou peça a ajuda de seu lojista de preferência para identificar corretamente o pneu. O diferencia desses pneus para os tradicionais ( montados com câmara de ar ) é que a parede lateral deles é mais reforçada, para ajudar a sustentar melhor o peso do conjunto biker + bike e para deixar o sistema menos vulnerável aos impactos durante a trilha.



  • Segundo é preciso ter aros que possam aceitar essa função. Existem aros no mercado que já são fabricados com pequenas "canaletas" aonde a borda do pneu vai ficar "presa", ajudando na montagem e vedação do sistema, mas também é possível encontrar kits de conversão que permitem usar o sistema tubeless em aros comuns ( a marca No Tubes tem esses kits para venda ). Fica aqui o alerta: mesmo com kits de conversão, alguns aros não aceitam tubeless corretamente e por ter seu desenho inadequado para a vedação que o sistema exige. Procure sempre a orientação de seu mecânico de confiança.



  • Terceiro e ultimo, é preciso ter em mãos o selante ( um liquido a base de latex ) que é o responsável por vedar as pequenas arestas entre o pneu e o aro, não permitindo que o ar escape. Esse selante, é com certeza o grande diferencial para os tradicionais pneus com câmara de ar.Além de servir para vedar o sistema, esse selante ( cerca de 60ml em cada roda ) também atua no combate a furos que possam ocorrer durante a pedalada. O que ocorre é que quando um prego ou espinho entra no pneu causando um furo, a pressão do ar interna do pneu tende a expulsar esse selante pelo o orifício, sob alta pressão esse selante "seca" tampando o buraco e deixando o sistema funcionando normalmente. Claro que dependendo do tamanho do furo, um prego por exemplo, haverá uma perda de ar que pode exigir do biker pegar sua bomba e encher novamente o pneu, porém na maioria dos casos o biker nem percebe que seu pneu furou.


O uso do tubeless traz algumas vantagens bem interessantes. Algumas já testadas e aprovadas e outras que ainda são discutidas pelos foruns da internet, como sendo válidas ou não. Na minha opinião as principais vantagens são:

  • Remoção de peso da bike. Em uma conta grosseira é possível tirar até 300g da bike trocando as câmaras de ar por tubeless usando pneu intermediários... com os pneu tops ( R$250,00 cada, dá para tirar um pouco mais )
  • Furos. A bike não para com pequenos furos, que são muito comuns no MTB.
  • Conforto. Com pneus tubeless é possível usar a pressão dos pneus mais baixa, aumentando em algumas situações o "grip" de tração e o conforto sobre a bike. Em um pneu com câmara de ar, se a pressão estiver baixa podemos sofrer o  famoso "snake bit " ( ou mordida de cobra ) que é quando a câmara de ar é pressionada contra o aro por causa de um impacto qualquer e rasga esvaziando de forma brusca. Em alguns casos como já aconteceu comigo pode até causar um acidente.




Abaixo um vídeo demonstrativo de um pneu montado com o sistema tubeless:
Bacana não?


Mas é preciso também falar de alguns poréns, que me fazem até hoje continuar com a velha câmara de ar. Eu não classifico como desvantagens, é melhor chamarmos de observações importantes:

1º - Quem tem o hábito e trocar os pneus em função do tipo de terreno que vai pedalar, ou se tem um pneu para terreno seco outro para chuva, etc, vai ter que ter um par de roda para cada tipo de "setup", ou toda vez que precisar trocar o pneus jogar fora o selante ( que não é barato, cerca de R$50,00 cada tubo ) e repor.

2º - Não é uma coisa extremamente simples de fazer, requer prática. Não são raros os casos em que uma montagem mal feita do pneu tubeless deixa o biker na mão no meio da trilha porque o pneu solta do aro e o ar e selante vazam todo de uma vez. Na Copa do Mundo de Downhill este ano, acompanhei alguns pilotos perdendo suas disputas pois o pneu soltou do aro.

3º - O preços dos pneus próprios para tubeless são um pouco maiores do que os convencionais.

4º - O selante que fica dentro do pneu tem um prazo de validade, pois com o tempo ele perde suas propriedades originais e não funciona tão bem. Alguns profissionais recomendam trocar o selante a cada 4 meses para estar com ele sempre em dia.

5º - Os aros com essa função, também são mais caros que os aros convencionais e quando sofrem empenos raramente é possível recuperar.

É isso. Futuramente eu vou colocar tubeless em minhas rodas pois ultimamente estou sofrendo muitos furos e isso é sempre um transtorno na trilha. Definir um pneu intermediário que eu possa usar em todos os tipos de pedais, um bom selante e levar para meu mecânico instalar.

Rodrigo Castanheira
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